Direto com o proprietário: conheça os riscos

Então, pretende comprar ou alugar um imóvel, mas não sabe se procura uma imobiliária ou negocia direto com o proprietário? Saiba que algumas precauções são necessárias, caso não pretenda contar com a ajuda de uma imobiliária.

A maioria das pessoas não tem a intenção de comprar uma casa direto com o proprietário. Mas essas propriedades surgem regularmente no mercado imobiliário e chama a atenção. De fato, muitos donos de imóveis preferem lidar pessoalmente com as transações.

Portanto, você poderia estar dirigindo em um bairro que você gosta e ver uma placa escrita vende-se na fachada da casa ou prédio. Em muitos casos, a venda deve ser realizada direto com o proprietário e o preço está abaixo do mercado. No entanto, esse pode ser um grande erro. Confira alguns riscos.

Conheça algumas opções de casas para alugar em Cascavel.

Contrato de compra e venda direto com o proprietário tem valor?

Saiba que o contrato de compra e venda não transfere propriedade, mas sim a posse de um bem. Por isso, é importante entender as diferenças para não ter prejuízos. Saiba que o proprietário de um imóvel deve ter a escritura e realizar o registro da matrícula, o que gera custos em cartório.

No entanto, em muitos casos, ocorre a oferta de firmar um contrato de compra e venda para diminuir os gastos. Mas, se for um imóvel em disputa judicial ou alienado, esse contrato não terá valor.

Você pode pagar mais caro pelo imóvel

Ao comprar um imóvel direto com o proprietário você corre o risco de pagar um preço acima do valor de mercado. Portanto, o melhor a fazer é procurar uma imobiliária para saber quanto vale um imóvel onde você deseja morar.

Isso evita a compra de uma casa ou apartamento que não atenda as suas necessidades porque não comparou preços. No entanto, com a ajuda de uma imobiliária você poderá conferir outras opções mais vantajosas. Assim poderá pensar melhor antes de fechar o negócio.

De fato, essa ajuda é extremamente útil em todo o processo. Portanto, não há razão para fazer a compra direto com o proprietário. Saiba mais: Casas para alugar em Cascavel direto com proprietário pode ser um grande problema.

Negociar direto com o proprietário pode causar problemas

Por fim, negociar direto com o proprietário requer confiança de ambas as partes. Mas, se o comprador ou o vendedor desconfiar de que está sendo lesado, a venda pode não dar certo.  Isso pode levar a discussões e muita dor de cabeça.

Portanto, há diversos riscos em comprar um imóvel direto com o proprietário. Na verdade, as pessoas escolhem esse recurso para economizar no pagamento de impostos e taxas. Mas o barato sai caro!

Por fim, a imobiliária garante a segurança tanto do comprador como do vendedor do imóvel. Isso porque tem o dever de seguir as normas e regulamentações do setor.

Além disso, deve ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do estado. Dessa forma há garantias de que a imobiliária está sendo fiscalizada por autoridades competentes.

Saiba por que a Seleta é a melhor imobiliária da cidade de Cascavel.

Tire suas dúvidas